sexta, 07 de abril de 2017 - 17:19h
Prodap promove capacitação para a equipe de Banco de Dados e Amapá avança em tecnologia
O treinamento promovido pelo Prodap vai alavancar o estado do Amapá na área da tecnologia
Por: Célio Conrado / Sidney Cardoso
Foto: Sidney Cardoso
Treinamento para a equipe na sala do departamento de Banco de Dados do Prodap

O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) realiza no período de 3 a 7, Mentoria em Oracle. O treinamento ocorre na sala do departamento de banco de dados. Na busca de capacitar e aprimorar os conhecimentos da equipe técnica para operar a nova linha de equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado, como, por exemplo, o Exadata uma das novas aquisições tecnológicas.

O treinamento promovido por iniciativa do Prodap e o organizado pela Coordenadoria de Banco de Dados tem como mentor o DBA Oracle Eliézio Mesquita, quem em uma vasta experiência nesta tecnologia. 
Eliézio Mesquita ressalta que é um grande impulso para a área da tecnologia do estado. A partir dessas novas aquisições de equipamentos de primeiro mundo, o Amapá está entre os poucos estados, fora as regiões sul e sudeste, que possui essa tecnologia, uma estrutura com nível de excelência em relação a outros estados do Brasil. De acordo com Eliezio, é um grande avanço tecnológico e com essa capacitação o Prodap tem condições de implementar esse sistema no estado, e que, provavelmente, trará redução de custos para as secretarias do estado.

“Realmente, um grande avanço, vai impulsionar essa mudança no Amapá... Fiquei bem contente em ter participado. Tenho participado de projetos grandes em São Paulo e tenho visto que o Prodap está de igual pra igual com grandes centros urbanos”, destacou Mesquita.

O coordenador de Banco de Dados, Francinei Souza, ressalta que após essa capacitação o Prodap irá partir para melhorias no SIPLAG, o qual trará melhor desempenho para as máquinas. Conforme o crescimento do mercado gera a necessidade de se investir bastante na questão da tecnologia, principalmente, na alta disponibilidade e virtualização que estão sempre crescendo. “o investimento é grande então precisa capacitar a equipe para que ela possa trabalhar e aprender o instrumento sem problema”, afirmou.

Danilson Aguiar, Analista da Tecnologia de Banco de Dados, quando o treinamento está sendo ministrado, acredita que será de grande importância às informações repassada às quais dará uma visão maior. “nós trabalhávamos em um único ambiente, e agora, vai dá um “UP” bem grande no nosso trabalho. Os conhecimentos que nós estamos adquirindo já vão servir para fomentar novas estruturas para os nossos ambientes”, afirmou.

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, S/N - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2637 - cotec@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2017 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá