quarta, 21 de junho de 2017 - 09:26h
Servidores são capacitados para Gestão e Segurança da Informação.
Projeto idealizado pelo Prodap unifica todas as secretarias para um sistema especifico e padronizado
Por: Sidney Cardoso / Alexia Bittencourt
Foto: Sidney Cardoso
Treinamento foi ministrado pela FreeBSD Brasil

O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) realizou nessa semana, o treinamento para Solução de Gerenciamento Unificado de Ameaças e Administração de Redes. A capacitação foi oferecida aos chefes de TI das secretarias do estado com o objetivo de apresentar uma ferramenta que unifica e centraliza todas as secretarias em único sistema especifico. O encontro aconteceu no Núcleo de Tecnologia Educacional e contou com a participação dos servidores de TI e os representantes da empresa FreeBSD Brasil, o analista de sistema, Isaac de Souza e o analista de segurança da informação, Rafael Honorato.

A ferramenta apresentada foi desenvolvida pela FreeBSD Brasil e planejada pelo Prodap, a partir da visão de um novo modelo de gestão, foi observado que, no ambiente dos órgãos públicos havia muita dificuldade ao acesso das informações do sistema, devido a mudança nas chefias de informática.  Por meio da nova ferramenta é possível realizar filtragem de navegação web, definir políticas do que pode ou não ser acessado, identificar acesso de conteúdo, usuários registrados, relatório de atividades e identifica quando o usuário acessou o sistema e se utilizou algum dispositivo como pen drive pessoal e entre outros.

Segundo o coordenador de provedor de internet, Danillo Vaz o projeto foi planejado pelo Prodap conforme a necessidade e colocado como a melhor solução para a realidade do estado. “Essa ferramenta vai trazer um beneficio muito grande para cada secretaria como forma de gerenciamento e aplicação política de segurança”, explicou o coordenador.

Para o chefe de TI do SIAC, Marcelo Mendonça além da ferramenta ser de proteção contra possíveis ameaças, ele adiciona pontos que auxiliam a partir de um único equipamento para uma gestão completa do órgão. O sistema possibilita criar políticas mais avançadas de segurança, pois as secretarias sofrem diversos ataques maliciosos. “A ferramenta agrega bastante pra gente e também para o Prodap que tem o equipamento que contém as regras gerais do sistema. Mas dentro das secretarias a gente consegue fazer alguns refinamentos que podem ser adequados à realidade de cada unidade. Essa ferramenta vai nos auxiliar bastante, principalmente no diz respeito à segurança, justamente, por possibilitar a definição de liberar ou não determinado serviço”, explicou Marcelo.

De acordo com o analista de segurança da informação e instrutor da FreeBSD Brasil, Rafael Honorato, o intuído da ferramenta ProApps é integrar todas as secretarias para um sistema especifico e padronizado. “o objetivo é falar sobre segurança e administração de rede. Aumentar o nível de maturidade de todo o estado em sua infraestrutura de TI em relação à segurança e gestão de todo o ambiente” explicou Honorato.

Para o analista de Sistema da empresa FreeBSD Brasil, Isaac Souza a criação de domínio e usuários nas secretarias vem para facilitar e integrar a administração de redes no dia a dia. “Eu acredito que vai melhorar bastante a questão de controle de conteúdo ao fazer o filtro ou categorias por domínio impedindo que as pessoas não usem o que não deve ser usado. Hoje o cenário é muito heterogêneo há bastante dificuldade para administração nessa parte. Portanto a gente criou uma ferramenta unificada para uma melhor administração, controle de conteúdo e que facilite as gerencias de todos os ambientes” explicou Isaac.

Neste primeiro momento foram contempladas com o treinamento 23 secretarias do estado, a ideia do Prodap é ceder o appliance e capacitar todos os órgãos do Governo até meados de 2018.

VÍDEOS RELACIONADOS
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, S/N - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2637 - cotec@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2017 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá